segunda-feira, 28 de março de 2011

Relatório de encontro (21)

Data: 27/03/2011
Horário: 19h30
Local: Pedro's home
Presentes: Demétrio, Fabiana, Pedro, Joel e Vanessa



Este encontro foi organizado de maneira extraordinária - realizou-se num domingo à noite - para apreciação da obra audiovisual "Entre os Muros da Escola" em comparação com os conceitos até então estudados nas últimas reuniões deFernão Pessoa Ramos, na obra Mas Afinal, o que é Mesmo Documentário?, e da última leitura realizada pelo grupo da obra de Bill Nichols, Introdução ao Documentário.

Definiu-se parcialmente que se trata de uma obra de ficção e que, para seduzir o seu espectador ela se utiliza de aspectos muito particulares do documentário, como a "câmera na mão". Como a audição levantou diversos outros questionamentos sobre os limites entre "realidade e ficção" - adotando os conceitos de Nichols, toda obra audiovisual, inclusive as que comumente chamamos de ficção, é um "documentário", diferenciando-se apenas na intenção de seu autor - ficou acertado que voltaremos à obra "Entre os Muros da Escola" no próximo encontro, para elucidar maiores esclarecimentos sobre as dúvidas.

De modo a avançar também um passo nas reflexões, acertou-se que todos assistam à obra "Valsa para Bashir", que tem como proposta ser um documentário "realista", mas que se vale de aspectos estéticos como a animação para transmitir sua mensagem.

Tarefas imediatas para o próximo encontro:
Assistir a obra "Valsa para Bashir"
Finalização da leitura da obra de Bill Nichols "Introdução ao documentário"

Próximo encontro: Sexta-feira, 1° de abril, na Sala de estudos do Mestrado em Letras

domingo, 27 de março de 2011

Relatório de encontro (20)

Data: 25/03/2011
Horário: 19h30
Local: Pedro's home
Presentes: Demétrio, Fabiana, Pedro, Joel, Vanessa e Marília


Neste encontro, os acadêmicos membros do grupo de pesquisa apresentaram os dados encontrados nas 12 edições da revista Piauí de 2010, com relação às reportagens pertencentes aos gêneros jornalísticos diversional e interpretativo. No entanto, no debate sobre a publicação, nos demos conta de que existe, além do jornalismo, conteúdo ficcional no veículo jornalístico. Seções como "Tipos brasileiros", "Ficção", "Poesia", "Quadrinhos" e "The Piaui Herald".

Desta constatação, surgiu a necessidade de olharmos para estas seções da Piauí, procurando analisar como o jornalismo (já que a revista é jornalística) influencia na literatura (conteúdo de ficção), já que antes olhávamos o contrário.

Essa análise acontecerá paralelamente ao estudo sobre documentário e a co-relação entre jornalismo e ficção.

Além disso, consideramos necessário aprofundar o estudo sobre a diferença entre os gêneros jornalísticos interpretativo e diversional com base em outros autores pralém do Marques de Mello. Dessa forma, vamos ler Lia Seixas, Fransiscato, Rodrigues e Carlos Chaparro.


Próximo encontro: domingo, dia 27, no prédio do Pedro Garcia.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Relatório de encontro (19)

Data: 18/03/2011
Horário: 19h30
Local: Sala de estudos do Mestrado em Letras
Presentes: Demétrio, Fabiana, Pedro, Joel e Vanessa

Neste encontro discutimos alguns conceitos colocados por Fernão Pessoa Ramos, na obra Mas Afinal, o que é Mesmo Documentário? e encaminhamos a leitura e Bill Nichols, Introdução ao Documentário.

Foram tiradas também algumas dúvidas sobre as análise das tabelas da Revista Piauí, que estão sendo produzidas pelos bolsistas, e as mesmas deverão ser refeitas. A principal mudança se dá no fato de deixarmos de fora, ao menos neste primeiro momento, a coluna Esquina, por julgarmos que ela é muito híbrida, e seria insuficiente classificá-la apenas em uma das categorias.

Discutiu-se também que dois artigos distintos serão confecionados, tendo como base os dos dados levantados na Piauí. Um deles olhará os gêneros jornalísticos, enquanto que o outro terá sei objetivo na ficcionalidade e na Literatura.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Relatório de encontro (18)

Data: 04/03/2011
Horário: 10h
Local: Sala de estudos do Mestrado em Letras
Presentes: Demétrio, Fabiana, Pedro, Joel e Vanessa.



No primeiro encontro do grupo de pesquisa em 2011 foram dadas algumas diretrizes para o semestre que se inicia. Tendo sido feita um pesquisa empírica e, em cima dela, um artigo sobre o jornalismo diversional e o interpretativo no jornalismo impresso ainda no ano passado, a ideia é passar a analisar a mídia audiovisual a partir de agora.

Antes disto, entretanto, vamos utilizar a mesma metodologia criada para a pesquisa nos jornais Gazeta do Sul e Zero Hora para verificar as complexificações que emergem da aproximação entre literatura e jornalismo na revista Piauí.

Depois, com a participação de outros pesquisadores, mestrandos em Letras da Unisc, vamos dar início à revisão metodológica sobre documentários e sua relação jornalismo-ficção. O recorte audiovisual sobre o qual será feita uma análise pelo grupo ainda não está decidido, mas a busca será feita paralelamente às leituras.



Próxima reunião: 11/03, às 10 horas, no Mestrado em Letras.