sexta-feira, 22 de abril de 2011

Relatório de encontro (24)

Data: 22/04/2011
Horário: 9h
Local: Sala de estudos do Mestrado em Letras
Presentes: Demétrio, Fabiana, Pedro, Joel e Andreia

Neste encontro, discutiu-se o capítulo 2 do livro Introdução ao Documentário, de Bill Nichols, que trata sobre em que aspectos os filmes de não-ficção se diferem dos filmes de ficção, ou seja, o que exatamente faz conferir a uma obra o status de documentário. O autor sugere que essas diferenças possam ser desveladas sob os seguintes pontos de vista:

- Estrutura institucional - trata-se de todo um contexto principalmente de natureza comercial, começando pela origem do filme, as empresas que o gestaram, as salas ou canal onde é exibido até a prateleira onde é disposto na locadora.

- Comunidade de profissionais - trata-se das intenções, expectativas e suposições do autor de toda a equipe envolvida acerca da obra, ou seja, o que se quis fazer.

- Montagem de evidência - ao contrário da montagem em continuidade que caracteriza a ficção tradicional, trata-se de uma organização de situações dentro da narrativa orientada por uma lógica informativa e comprobatória, a partir das ligações reais. Isso está ligado à função argumentativa do documentário: quer-se convencer o espectador de uma determinada representação do mundo.

- Público - trata-se das sensações e expectativas dos espectadores quando assistem o filme. Está ligado tanto à aparência da obra quanto à sua tradição, quer dizer, se tem determinadas características, que possibilitem a percepção de estar mais próximo da realidade, cria a sensação de que se está assistindo a um filme de não-ficção.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Análise de doc - Inacreditável: A Batalha dos Aflitos

Lançamento: 2007 (Brasil)
Roteiro: Eduardo BuenoAtores: Luiz Felipe Scolari, Anderson, Patrício, Sandro.
Duração: 87 min
Distribuidora: Beto Souza
Gênero: Documentário

Sinopse: O Grêmio, tradicional time do futebol brasileiro, fora rebaixado à 2ª divisão do Campeonato Brasileiro no ano anterior. O documentário acompanha a trajetória do time no ano de 2005, quando precisou lutar para retornar à elite do futebol nacional, culminando na histórica batalha dos Aflitos, em que o Grêmio derrotou o Náutico, na casa do adversário, com 4 jogadores a menos.











Análise de doc - Sicko

Elenco: Michael Moore.
Direção: Michael Moore
Gênero: Documentário
Duração: 113 min.
Distribuidora: Europa Filmes
Estreia no Brasil: 29 de Fevereiro de 2008

Sinopse: Em 'SOS Saúde' - sobre a Instituição de Saúde Norte-Americana - Moore vira suas armas para as empresas de plano de saúde. Ele encena até um funeral para o cliente de uma dessas empresas que teve um transplante negado. Para evitar uma atenção maior, a operação foi realizada e paga. Segundo o diretor, "Sicko é ‘uma comédia sobre 45 milhões de pessoas sem assistência médica no país mais rico da Terra’".










Comentário pessoal: documentário de excelente qualidade. Além de tratar de um tema super importante, o diretor - que é protagonista do filme também - conduz de forma interessante o longa e dá conta do tema utilizando diversas angulações. Com base no estudo do grupo de pesquisa, eu arriscaria dizer que se trata de um documentário "tradicional", com narrador "sabe-tudo" e depoimentos de pessoas envolvidas no assunto.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Relatório de encontro (23)

Data: 14/04/2011
Horário: 10h

Local: Sala de estudos do Mestrado em Letras

Presentes: Demétrio, Fabiana, Pedro, Joel, Marília


Neste encontro, revisitamos os dados levantados da Revista Piauí e ficou decidido que a partir da pesquisa empírica quantitativa, partiremos agora para a fase de partir reunião e para interpretação dos dados.

Continuamos a leitura do texto de Nichols, ainda no primeiro capítulo, e decidimos pela redefinição de alguns aspectos da pesquisa. Foram projetados três artigos: um sobre as intersecções literárias e jornalísticas da Revista Piauí; um que analise as adaptações dos aspectos gráficos nas produções literárias publicadas, também na Revista Piauí; e um último tratando deste novo momento da pesquisa, onde iniciamos a análise do audiovisual, mais precisamente documentários, e suas interseções entre ficção, jornalismo e cinema.

Análise de "Doc" - Análise de Doc - Entre os Muros da Escola

Título original: Entre les Murs (The Class EN)
Lançamento: 2007 (França)
Direção: Laurent Cantet
Atores: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi.
Duração: 128 min
Gênero: Drama (segundo o IMDB)

Sinopse

François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

Trailer

Análise de Doc - Valsa com Bashir

Título original: Vals Im Bashir (Vals with Bashir USA - EN)
Lançamento: 2008 (Austrália, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Israel, Suíça, Estados Unidos) Direção: Ari Folman
Atores: Ron Ben-Yishai, Ronny Dayag, Ari Folman, Dror Harazi.
Duração: 90 min
Gênero: Animação (segundo IMBD)


Sinopse


Num bar um amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho constante que tem, no qual é perseguido por 26 cães ferozes. Através da conversa eles concluem que a imagem tem ligação com sua missão na 1ª Guerra do Líbano, no início dos anos 80, quando defendia o exército de Israel. Como Ari nada se lembra sobre o evento, ele passa a buscar e entrevistar seus velhos companheiros da época.


Trailer

Relatório de encontro (22)

Data: 04/03/2011
Horário: 10h
Local: Sala de estudos do Mestrado em Letras
Presentes: Demétrio, Fabiana, Pedro, Joel, Marília, Vanessa

Neste encontro, pré-EGEJ, nos debruçamos sobre a leitura do texto de Bill Nichols, com maior ênfase no capítulo II, que fala sobre os motivos básicos pelos quais os documentários diferem dos outros tipos de filme, e debatemos brevemente sobre os conceitos postos. A conceituação, tanto neste momento, quanto nos momentos anteriores, sempre são direcionadas a trazer exemplos práticos dos modelos propostos pelo autor.

Também entregamos e discutimos preliminarmente sobre os resultados obtidos na pesquisa quantitativa, encerrada durante a última semana, sobre a presença dos gêneros jornalísticos interpretativo e diversional no conteúdo da Revista Piauí.

Como tarefa para o pr'oximo encontro, ficou acordada a leitura dos capítulos 3 e 4 do texto de Nichols e a investigação da presença - ou não - de ficção nas páginas das revistas jåa analisadas.\

Próximo encontro marcado para 14 de abril de 2011, na Sala de Estudos do Mestrados em Letras.