quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Relatório de Encontro (33)

Data: 12/08/2011

Local: Sala do Mestrado em Letras da Unisc

Hora: 9h45

Presentes: Demétrio de Azeredo Soster, Joel Haas, Vanessa Kannenberg, Pedro Garcia, Frederico Carlos e Cezar

Neste dia (12/08) abrimos a discussão falando sobre o livro Tecnologias do Imaginário, de Juremir Machado. Inserimos os primeiros capítulos para falar sobre os conceitos do imaginário e ensaiar suas razões.

Discutimos sobre o uso da razão e da consciência, passando pela semiologia e os estudos dos ícones. Colocamos o mito como elo para ensaiar a sua função dentro do conjunto de significados, como por exemplo Adão e Eva que, na religião, ficou evidente e ainda tem sua importância mística para os cristãos.

Também discutimos que a razão divide fronteiras estreitas com o imaginário, como exemplos dos cientistas, que por mais céticos e pragmáticos que possam ser precisam manter seu imaginário para fazer novas descobertas. A razão não alcança todos os meios. Para compor exploramos ainda a idade moderna sendo baseada na razão científica e a pós moderna como a aceitação por fenômenos em que a ciência não alcança.

Sobre reprodução o autor cita o exemplo da Monalisa, que refere-se a ela como um autêntico mito, que sua imagem seria uma reprodução virótica. “O imaginário é uma aura sem peso unitário.” Sobre superstição o autor coloca que é um exemplo de racionalização imaginária, que se estende para um entendimento das necessidades simbólicas do ser humano.

Foucault coloca que as tecnologias do imaginário são dispositivos de intervenção, formatação, interferência e construção das “bacias semânticas” que determinarão a complexidade (Morin) dos “trajetos antropológicos” de indivíduos ou grupos.

Para a próximo encontro (26/08) será apresentada as Tecnologias de Controle (página 28) e Tecnologias da Crença (página 43). Os responsáveis serão a Deka e o Fred.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Relatório de encontro (32)

Data: 05/08/2011
Local: Sala do Mestrado em Letras da Unisc
Hora: 9h45
Presentes: Demétrio de Azeredo Soster, Joel Haas, Vanessa Kannenberg, Pedro Garcia, Frederico Carlos e Adriano Moritz



Na reunião de hoje, dia 5, contamos com a participação de um novo membro do grupo de pesquisa (GT), o professor Adriano Moritz. A partir da semana devemos contar, ainda, com outros dois acadêmicos: Carine Immig e Fábio Goulart, que estudam Comunicação Social, habilitação Produção em Mídia Audiovisual , dando seguimento à proposta de expandir as discussões para além da relação da narrativa literária com Jornalismo, mas, sim, em todo o âmbito comunicacional.

Aproveitamos o encontro para discutir os artigos que começaram a ser feitos individualmente pelos acadêmicos participantes do GT. O estudante Joel Haas, em seu trabalho, vai abordar a pesquisa feita no início desse ano pelo grupo, que se refere à presença das categorias jornalísticas diversional e interpretativo na Revista Piauí, e que também deve ser apresentado no V Colóquio Nacional Leitura e Cognição - Olhares do contemporâneo sobre os textos: hermenêutica, cognição/conhecimento, comunicação e XII Semana Acadêmica de Letras, que ocorre de 17 a 26 de agosto na Unisc.

Já a recém graduada Vanessa Kannenberg deve discutir os sentidos emergentes das narrativas do documentário e das webreportagens, quais as suas diferenciações e aproximações. O artigo do também graduado Pedro Garcia, que vai abordar a intenção nos documentários, já havia sido debatido na reunião da semana passada.

Para a próxima semana, devem ser sugeridas outras leituras pelos coordenadores do GT, Demétrio Soster e Fabiana Piccinin, para dar seguimento às discussões sobre documentário. Entre os textos já apontados como essenciais estão o livro de Juremir Machado da Silva, As tecnologias do imaginário (Ciber Cultura, 20060, e o de Lúcia Santaella, Linguagens líquidas na era da mobilidade (Paulus, 2007).

O encontro ocorrena sexta-feira, dia 12, às 9h45, na sala do Mestrado em Letras.


_________________________________________________

PS: O escritor e jornalista Juremir Machado da Silva vai estar em Venâncio Aires na próxima sexta-feira, dia 12. No auditório do colégio Bom Jesus, a partir das 19h30, ele lançará seu mais recente livro, Vozes da Legalidade – Política e Imaginário na Era do Rádio, e conversará com estudantes, jornalistas e comunidade interessada sobre esse importante momento da história política do Brasil. Mais informações no Portal Gaz.