quarta-feira, 18 de abril de 2012

Relatório de encontro 01/2012 - O Projeto Narrativas Audiovisuais Reconfiguradas

Data: 04/04/2012
Local: Sala 5329 (Mestrado em Letras da Unisc)
Hora: 14h
Presentes: Demétrio Soster, Fabiana Piccinin, Joel Haas e Gabriele Meller

Esta reunião abriu a temporada de discussões de 2012. Foi comunicado no encontro que a partir desta data iniciamos novas investigações, sob a égide do projeto "Narrativas Audiovisuais Reconfiguradas". O objetivo geral, pois, é analisar como acontece a complexificação das narrativas midiáticas originárias dos suportes audiovisuais a partir do diálogo estabelecido com os recursos da literatura, gerando novos formatos e por que isso se dá dessa forma no contexto atual.

Dentre os objetivos específicos vamos estudar conceitos de faticidade e ficcionalidade nas narrativas midiáticas; o de narrativa a partir da literatura; identificar nas narrativas midiáticas elementos da literatura; identificar marcas da objetividade e da subjetividade nas narrativas midiáticas e estudar o conceito de real e de realidade. A duração do projeto está prevista para o biênio 2012-2014.

O ponto de partida é justamente o "de chegada" - por assim dizer - do nosso projeto de pesquisa desenvolvido entre 2010 e 2012 - o qual os relatórios com os prinicipais pontos, bem como a produção academica do período encontram-se neste blog: a relação entre a literatura e a comunicação, com ênfase nas narrativas.

Este primeiro contato foi de ordem organizativa. A intenção é reunir pesquisadores com interesses próximos - prinicipalmente do corpo discente do Mestrado em Letras da Unisc - para o enriquecimento das discussões. Os coordenadores professora Doutora Fabiana Piccinin e professor Doutor Demétrio de Azeredo Soster vão entrar em contato com estes, que deverão comaprecer ao próximo encontro, a se realizar no dia 20 de abril, uma sexta-feira, às 14 horas.

A princípio, as reuniões serão quinzenais, sempre às sextas-feiras, às 14 horas.

TAREFAS PARA O PRÓXIMO ENCONTRO

- Cada participante deverá trazer um conceio de narrativa para disucssão no grupo;
- Leitura ds produções acadêmicas realizadas no projeto de pesquisa no biênio 2010-2012 - principalmente para os novos integrantes - bem como o novo projeto de pesquisa - "Narrativas Audiovisuais Reconfiguradas". Estes conteúdos estão disponíveis na página do grupo de pesquisa no Facebook;
- O próximo encontro terá também a discussão da obra "Poética", de Aristóteles, apresentada por Joel e Andreia.