quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Relatório de encontro 07/2012

Data: 09/08/2012
Local: Sala 5330
Hora: 14h
Presentes: Fabiana Piccinin, Demétrio Soster, Jair Giacomini e Cristiane Lautert.

A reunião teve início com a fala do professor Demétrio sobre a nova fase (2ª etapa) da pesquisa  – a do audiovisual. Ele salientou que será necessária a participação efetiva dos integrantes do grupo ou uma nova chamada a fim de recrutar voluntários.

Em seguida, a bolsista Cristiane passou a apresentar os principais pontos dos capítulos 1 e 2 do livro A narrativa cinematográfica, de André Gauldreault e François Jost. Abaixo, o slide com as observações.



Para a professora Fabiana Piccinin, o grupo deve focar num objeto de análise. Ela sugeriu um produto audiovisual online. Demétrio acrescentou que, dadas as muitas manifestações audiovisuais desse meio, o ideal seria analisar o que a Web tem de mais puro, e sugeriu filmes de internet. O professor Jair Giacomini deu a ideia de estudarmos A vida em um dia, filme da internet, produzido com a colaboração de pessoas de várias partes do mundo. Ele também sugeriu que analisássemos filmes universitários.

Próximo encontro:
O próximo encontro do grupo será no dia 29/08. Ficou decidido que as reuniões passarão a acontecer nas quartas-feiras, para que um maior número de integrantes possa participar. A sala ainda não foi definida.
Cada integrante do grupo deve trazer cinco sugestões de filmes, que trabalhem com uma montagem diferenciada, para problematizarmos o narrador. 
Leitura – discutiremos os capítulos 3 e 4 do livro A narrativa cinematográfica. O texto estará disponível no Xerox do bloco 53.

Intencionalidade histórica