quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Relatório de encontro (13)

Data: 22/10
Horário: 14h
Local: Bloco 15
Presentes: Vanessa, Marília, Pedro, Demétrio

O encontro foi de apresentação e discussão dos resultados parciais da análise do conteúdo dos jornais, que está em andamento. Cada monitor expôs o que havia sido coletado até o momento, e algumas observações interessantes foram registradas. Casos específico deflagrados durante a pesquisa foram analisados.

Também foi feita uma breve avaliação da apresentação do projeto no Seminário de Iniciação Científica da Unisc (SIC), ocorrido na mesma semana.

Foi estipulado como prazo para conclusão da montagem das tabelas o próximo encontro. Na ocasião, será apresentado uma quantificação parcial do material.

sábado, 9 de outubro de 2010

Relatório de encontro (12)

Data: 01/10
Horário: 15h
Local: Sala de Estudos do Mestrado em Letras - bloco 53
Presentes: Demétrio, Fabiana, Pedro, Joel, Vanessa e Marília


No último encontro, analisamos as definições de Marques de Melo (2010) para os gêneros Interpretativo e Diversional. O autor classifica como Interpretativo, reportagem, dossiê, perfil, enquete e cronologia. Já como diversional, história de interesse humano e história colorida. Será a partir destas definições que colocaremos em prática a pesquisa empírica sobre a Gazeta do Sul e a Zero Hora. Para auxiliar na pesquisa o professor Demétrio sugeriu o livro Metodologia do Conhecimento, do autor Pedro Demo.

Também foi definida no encontro a metodologia que será utilizada na pesquisa, a classificação inicial das matérias será feita pelos alunos, em um trabalho de dupla. Pedro e Vanessa vão fazer a análise do jornal Zero Hora, Joel e Marília farão o mesmo com a Gazeta do Sul. Os jornais analisados são de um período de 30 dias, de 01 a 30 de setembro de 2010. O prazo para preencher as tabelas e classificar as matérias é até o dia 22 de outubro de 2010. Após esta etapa passaremos para a pesquisa quantitativa.


Próximo encontro:
Data: 22/10
Horário: 14 horas
Local: Sala de Estudos do Mestrado em Letras