domingo, 26 de setembro de 2010

Relatório de encontro (11)

Data: 17/09
Horário: 14h
Local: Sala de Estudos do Mestrado em Letras - bloco 15
Presentes: Demétrio, Fabiana, Pedro, Joel, Vanessa e Marília



Neste último encontro do grupo de pesquisa tivemos três grandes momentos: a apresentação de um novo membro, discussão sobre o Intercom Nacional e elaboração do instrumental prático da nossa pesquisa.

A nova integrante do grupo é a acadêmica de Jornalismo Marília Nascimento, que entra como voluntária. Ela está desenvolvendo seu projeto de monografia sobre jornalismo diversional no formato revista.

Num segundo momento, conversamos sobre a participação da Unisc no Intercom Nacional, que ocorreu em Caxias do Sul, de 3 a 6 de setembro, e contou com a participação de diversos alunos e alguns professores , incluindo membros do grupo de pesquisa, Pedro, Joel, Vanessa e prof. Demétrio. Participamos de diversos momentos, mas, que interessa à nossa discussão, foram dois momentos DT (Divisão Temática) de Jornalismo sobre Gêneros Jornalísticos, que foi coordenado pelo professor e maior pesquisador do assunto atualmente no Brasil, José Marques de Melo. No sábado, os acadêmicos Pedro, Joel e Vanessa participaram da discussão e, na segunda-feira, o prof. Demétrio apresentou o paper Jornalismo diversional e jornalismo interpretativo: diferenças que estabelecem diferenças, escrito por ele e pela professora Fabiana Piccinin. A partir dessa participação, o presente grupo de pesquisa passa a fazer parte deste GT da Intercom, o que só tem a agregar ao nosso estudo, somando discussões e como forma de integrar-nos às pesquisas sobre gêneros. Outro ponto importante a destacar é que contatamos que a nosso olhar sobre o jornalismo diversional é singular, não há outros pesquisadores fazendo o mesmo que nós.

Ainda sobre o Intercom, destacamos e discutimos sobre alguns textos que foram apresentados no congresso os quais consideramos importantes para fomentar a discussão do grupo. O “eu” que reporta, autoria na revista piaui, de Géssica Gabrieli VALENTINI, e Biografias, entre o jornalismo, a historia e a literatura, de Victor GENTILLI, Carolina Maria Moreira ALVES, Livia CostaBERNABÉ, Luma Poletti DUTRA e Simone Lima AZEVEDO.

Seguindo a discussão, partimos para um momento chave da pesquisa em andamento. Preparamos a primeira pesquisa empírica do grupo. Definimos o objeto de estudo, partindo do jornalismo impresso diário, que ficou estabelecido como Gazeta do Sul e Zero Hora; o período da pesquisa será de 30 dias, de 01 a 30 de setembro de 2010; e a ferramenta de trabalho, que será uma tabela que conterá os dados das notícias e reportagens que se enquadram em jornalismo interpretativo e diversional. O referencial teórico, que tem origem nas discussões do grupo até então e do livro mais recente de Marques de Melo, organizado em parceria com Fransciso de Assis, Gêneros jornalísticos no Brasil. Mais detalhes sobre o referencial no post anterior, A caminho da primeira visada empírica.

Próximo encontro:
Data: 24/09
Horário: 14 horas
Local: Sala de Estudos do Mestrado em Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário