sexta-feira, 22 de abril de 2011

Relatório de encontro (24)

Data: 22/04/2011
Horário: 9h
Local: Sala de estudos do Mestrado em Letras
Presentes: Demétrio, Fabiana, Pedro, Joel e Andreia

Neste encontro, discutiu-se o capítulo 2 do livro Introdução ao Documentário, de Bill Nichols, que trata sobre em que aspectos os filmes de não-ficção se diferem dos filmes de ficção, ou seja, o que exatamente faz conferir a uma obra o status de documentário. O autor sugere que essas diferenças possam ser desveladas sob os seguintes pontos de vista:

- Estrutura institucional - trata-se de todo um contexto principalmente de natureza comercial, começando pela origem do filme, as empresas que o gestaram, as salas ou canal onde é exibido até a prateleira onde é disposto na locadora.

- Comunidade de profissionais - trata-se das intenções, expectativas e suposições do autor de toda a equipe envolvida acerca da obra, ou seja, o que se quis fazer.

- Montagem de evidência - ao contrário da montagem em continuidade que caracteriza a ficção tradicional, trata-se de uma organização de situações dentro da narrativa orientada por uma lógica informativa e comprobatória, a partir das ligações reais. Isso está ligado à função argumentativa do documentário: quer-se convencer o espectador de uma determinada representação do mundo.

- Público - trata-se das sensações e expectativas dos espectadores quando assistem o filme. Está ligado tanto à aparência da obra quanto à sua tradição, quer dizer, se tem determinadas características, que possibilitem a percepção de estar mais próximo da realidade, cria a sensação de que se está assistindo a um filme de não-ficção.

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