quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Relatório de encontro (37)

Data: 25/11/2011
Local: Sala do Mestrado em Letras da Unisc
Hora: 8h
Presentes: Demétrio Soster, Fabiana Piccinin, Vanessa Kannenberg, Andreia Bueno, Adriano Moritz, Ana, Pedro Piccoli, Gabriela Meller


Este foi o último encontro do Grupo de Pesquisa (GT) deste ano. Por conta disso, fizemos uma avaliação do que foi estudado até o momento, desde que a pesquisa iniciou, com especial enfoque no ano de 2011.

Dessa forma, retomamos o fato de o grupo ter iniciado estudando com ênfase a relação jornalismo-literatura, no início de 2010, tendo se aprofundado na pesquisa da utilização de recursos próprios da literatura pelo jornalismo na mídia impressa. Neste ano, optamos por estudar a mídia audiovisual, com enfoque no documentário, e alargamos os horizontes procurando estudar não apenas o jornalismo, mas a comunicação como um todo e sua relação com a narrativa literária.

Com base nisso, optamos por remodelar o nome do GT e, consequentemente do blog, para Narrativas Midiáticas.

Dando continuidade a essa opção metodológica, sabendo que a pesquisa em termos acadêmicos tem espaço para mudanças e experimentações, fizemos projeções para o próximo ano. Em 2012, ficou estabelecido que iremos aprofundar a questão da narrativa na relação comunicação-literatura. A ideia é estudar autores que abordem a questão da narrativa e observar os conceitos, seja por meio de revisão bibliográfica ou pesquisa empírica, em diferentes plataformas midiáticas, tendo em vista o cenário multimídia e convergente que vislumbramos atualmente.

Antes de encerrar o encontro, ainda abordamos os capítulos 1 e 2 do livro Realidade mental, mundos possíveis, de autoria de Jerome Bruner.


PRÓXIMO ENCONTRO: a data não ficou definida, mas o primeiro encontro do GT deve ocorrer em fevereiro de 2012. Antes disso, será combinado via e-mail, com base na grade de horário dos componentes, o melhor dia para serem feitos os encontros no próximo ano.
Professor Fabiana e Demétrio devem repassar algumas bibliografias para serem lidas durante o recesso.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Relatório de Encontro (36)

No último encontro, que foi realizado no (macabro) dia 11/11/11, fizemos uma análise do livro "Jornalismo e literatura em convergência" de Marcelo Bulhões.

Neste livro, é importante destacar são os pontos nos quais o jornalismo e a literatura confluem-se, resguardando as particularidades de cada modo de escrita.

Falamos que a literatura é menos definitiva, ou seja, sua objetividade não é exatamente exposta ao entendimento exato da palavra. Diferente da comunicação, que exige uma postura factual do termo, seja em jornalismo ou publicidade, onde ambos precisam fechar seu contexto. Uma frase interessante observada foi "o que estrutura a forma é a linguagem".

Também colocamos que o ponto central da discussão é a narrativa, onde tudo se converge. Em uma definição rápida, narrativa pode ser a capacidade intrínseca de organizar conta a nossa volta, ou seja, a gente não suporta o vazio (Nietzche).

Uma observação curiosa que concluímos foi que, fora da esfera educacional, quem exerce com destreza a arte da narrativa são os golpistas, que aplicam contos tão convincentes que as pessoas acreditam no que eles dizem. Seria, então, o "ponto G" que jornalistas e publicitários buscam alcançar no domínio da persuasão.