sábado, 10 de abril de 2010

Telejornalismo literário

Pessoal:


Para contribuir com a nossa discussão, gostaria de falar sobre um livro que estou lendo que trata do que o próprio autor chama de "telejornalismo literário". A discussão tem origem num estudo de caso do programa Linha Direta, exibido pela Rede Globo até 2007, que denunciava casos de violência, em boa parte, descobertos e selecionados a partir de notificações feitas pelos próprios telespectadores à redação.


Bem, para o autor Tiago Cruz, a busca dos recursos da literatura para compor a narrativa telejornalística é uma maneira de estetizar essa narração como saída do programa, ao lidar com temas tão difíceis do mundo da violência, sobretudo doméstica, no caso de Linha Direta.


Essa aproximação resulta numa narrativa, conforme a proposta do livro, qualificada como romance-reportagem, caracterizada pelo uso de personagens (ainda que não ficcionais aqui tratados como personagens), metáforas, digressões que se unem ao texto jornalístico convencional.


Uma vez que o programa parte da reconstituição de determinada história, com o uso inclusive de atores, tem-se de fato uma narrativa construída sob forte influência da dramaturgia que, por sua vez, justamente chama atenção, sob a ótica do autor, por não comprometer o caráter documental do programa. Lembremos que este se apresenta como jornalístico e que busca honrar este compromisso.


Em que pese o programa ser polêmico pela temática e sua abordagem, penso que vale falarmos sobre a sua narrativa. Atualmente a grande crítica que pesa sobre Linha Direta é, principalmente, a tentativa de arvorar para si um papel que é do Estado, mais especificamente da Justiça. Assim, espero as considerações de vocês nos próximos encontros. Para tanto segue a referência e a disponibilidade de empréstimo para quem se interessar.

CRUZ, Tiago. Linha Direta e o telejornalismo diário. Ponta Grossa: UEPG, 2007.

Um comentário:

  1. Tenho acompanhado o blog e lembrei que poderia contribuir. Apesar de ainda não ter literatura (livros) sobre o tema, como é o caso do Linha Direta, o programa da BAND, CQC (Segunda-feira, 22h30min), trás em algumas matérias histórias para facilitar a linguagem para o telespectador, embora muitas sejam ultrapassem o humor. O quadro Proteste Já usa este recurso e é um dos que mais se aproxima da realidade, pois é o momento em que os cidadãos buscam na TV uma forma de verem seus problemas de ordem pública resolvidos.
    Ta aí a dica, já que o grupo ampliou o suporte da pesquisa.

    ResponderExcluir