sexta-feira, 9 de abril de 2010

Uma descoberta importante

A reunião do grupo de pesquisa realizada hoje pela manhã, na Unisc, foi particularmente importante porque constatamos que, para que possamos avançar no sentido de identificar as origens do jornalismo diversional, será preciso não levar tão em conta o suporte.


Explico: havíamos combinado, ainda no início da pesquisa, que prestaríamos atenção, em termos de busca, nos livros escritos de forma diversional, não considerando, por exemplo, as matérias desse gênero publicadas em jornais e revistas.

O problema é que, por esse viés; caso consideremos apenas o suporte livro, nos primeiros 50 anos do século 20, por exemplo, temos quase que somente Euclides da Cunha e seu Os Sertões em termos de origens.

Em este espectro de alargando para as páginas dos jornais e revistas, no entanto, novos e importantes nomes passam a integrar a lista, caso de João do Rio, e, mais tarde, Edgar Morel e Joel Silveira, para ficarmos em três dos mais famosos.

Então, vamos deixar o suporte um pouco de lado neste momento e sigamos nosso garimpo em direção às manifestações discursivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário