segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Relatório de encontro 13/12

Data: 28/11/12
Horário: 9h
Sala: 5341
Presentes: Fabiana Piccinin, Anada Etges e Cristiane Lautert.
 
Ananda Etges fez uma abordagem inicial sobre os principais aspectos abordados no texto Cinema e narração, do livro A estética do filme, de Jaques Aumont e outros.

O encontro do cinema e da narração se dá através da:
* Imagem figurativa em movimento - qualquer objeto registrado veicula implicitamente um enunciado. O objeto significa algo além da sua simples representação. 
* A imagem em movimento - a imagem em movimento "mostra a passagem de um estado da coisa representada para um outro estado". O movimento, portanto, exige tempo. Por meio da imagem em movimento, o cinema ofereceu à ficção a duração e a transformação, pontos comuns do encontro entre cinema e narração. 
* A busca da legitimidade - na busca de ser reconhecido como arte, o cinema emprenhou-se em desenvolver suas capacidades de narração. 

O cinema não-narrativo
"Para que um filme seja plenamente não-narrativo, seria preciso que ele fosse não-representativo, isto é, que não se possa reconhecer nada na imagem e que tampouco se possa perceber as relações de tempo, de sucessão, de causa ou de consequência entre os planos ou os elementos" (AUMONT, 1995, p. 93).

Cinema narrativo: objetos de estudo
Metz define o "cinematográfico" como tudo aquilo que só é suscetível de aparecer no cinema, constituindo, assim, a linguagem cinematográfica. O narrativo é extra-cinematográfico. Os sistemas de narração são objetos de estudo da narratologia.
 
Objetivos de estudo
* Revelar as figuras significantes propriamente cinematográficos
* Estudar as relações entre a imagem narrativa em movimento e o espectador
* Visar o funcionamento social da instituição cinematográfica - a representação social e a ideologia.

O texto não pode ser discutido em sua totalidade, devido ao horário, mas pode ser lido aqui: A estética do filme, das páginas 89 a 122.

O encontro foi o último de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário