quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Relatório de encontro 12/12

Data: 28/11/12
Horário: 9h
Sala: 5341
Presentes: Fabiana Piccinin, Ane Aguiar e Cristiane Lautert.

No início da reunião, a professora Fabiana falou a respeito do artigo O exercício de narrar e os formatos múltiplos: para pensar a narrativa no contemporâneo, de sua autoria, que integra o livro Narrativas Comunicacionais Complexificadas. Nele, Fabiana procurou traduzir os pensamentos de alguns autores sobre a narrativa e o modo como a tecnologia incide no narrar. Após apresentar as ideias de vários autores, como Benjamin, Barthes, Ricouer e outros, Fabiana explicou que cada época tem sua proposta estética narrativa mais evidente.

Na oralidade, a narrativa exige performance, credibilidade do narrador. Além disso, a cada vez que uma narrativa é contada, apresenta-se como nova. Já com a narrativa escrita - descendente das grandes histórias contadas oralmente -, o tempo e o espaço são vencidos. A narrativa torna-se reprodutível, não precisa ser inventada toda vez. O romance é a grande forma expressiva da narrativa escrita. A narrativa pós-moderna é marcada pelo rompimento da linearidade. Imagens e textos já não têm contorno tão definido, antes, complementam-se, imbricam-se. Fabiana falou, também, sobre o jornalismo. Este lida com a informação enquanto a narrativa, na sua forma tradicional, lida com a experiência. O jornalismo visita a literatura para fazer a sua narrativa. 

Em seguida, a bolsista Cristiane passou a apresentar os principais aspectos do texto Mimese III, de Paul Ricoeur. Segue o slide:


Mimese III from crislautert

Próximo encontro: 12/12, quarta-feira, às 9h. Sala: 5341
A leitura ainda será definida e postada no grupo do Facebook.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário