sexta-feira, 12 de março de 2010

Pessoal:

Quero repercutir o post da Vanessa. Estou gostando muito de reler Os Sertões. Li esse livro ainda na faculdade e na época o achei árido, quase sem poesia, com o perdão da heresia. Hoje o sabor é bem outro. Muito melhor. (A passagem do tempo, afinal, tem que servir para alguma coisa além da coleção de marcas e rugas.)

Bem, à parte a digressão, além do texto da Barbara indicado pela Vanessa ser interessante e oportuno, - até porque coloca em cheque as categorizações tão caras à nossa discussão - achei importante trazer para os nossos registros as bibliografias que ela usa e que, possivelmente, serão oportunas para nós. Para que isso não se perca segue abaixo a lista:

ABREU, Allan de. "New Journalism: A experiência literária no Jornalismo". Revista Etecetera, número 19, 2006. http://www.revistaetcetera.com.br/19/new_journalism/2.htm

ANDRADE, Olímpio de Souza. História e Interpretação de Os Sertões. Org. e Int. Walnice Nogueira Galvão: 4ª. edição. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2002.

ARCOVERDE, Wilson. "Oito livros para entender o novo jornalismo". http://www.rabisco.com.br/21/jornalismo.htm

BORGES, Luís. "O romance-reportagem e a denúncia social no Brasil", 2001. http://www.diariopopular.com.br/21_08_01/artigo.html

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira, São Paulo: Cultrix, 1980.

CUNHA, Euclides da. "Coleção de periódicos do jornal O Estado de S. Paulo entre julho de 1897 e janeiro de 1898". (Campanha de Canudos).

__________________. Os Sertões. Organização de Leopoldo Bernucci. São Paulo:Ateliê, 2002.

DEL GUERRA, Rodolpho. Conhecendo Euclides da Cunha. Volume II, 1998.

HERMMAN, Jacqueline. "Canudos Destruído em Nome da República", 1996.

http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg3-4.pdf.

JORGE, Sebastião. "O Repórter Euclides da Cunha". Observatório da Imprensa, 21/8/2002.
MARTINS,Wilson. Discursos acadêmicos (II). JB online, 29/10/2005.

http://www.jornaldepoesia.jor.br/wilsonmartins111.html

Um comentário:

  1. Olá, achei por acaso o blog de vocês, por me interessar por literatura e jornalismo.
    Foi muito grande a surpresa quando vi que citam meu texto no Observatório da imprensa como uma boa leitura para os seus estudos. Fico muito feliz em ter acrescentado algo a vocês e aproveito para perguntar se gostariam de receber uma cópia do TCC, agora já finalizado e defendido, para que entendessem o porquê de eu ter feito tais afirmações no texto publicado e também por querer saber a opinião de vocês sobre o trabalho.
    Espero seu e-mail: barbara.dalfabbro@gmail.com
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir