segunda-feira, 21 de junho de 2010

Relatório de encontro (6)

Data: 18/06
Horário: 14h
Local: sala de estudos do
Mestrado em Letras
Presentes: Fabiana, Vanessa, Pedro e Joel

Aspectos trabalhados:

1. Neste encontro, abordamos mais especificamente as obras Arte e Midia, de Arlindo Machado e A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, de Walter Benjamin. Em consonância, tanto Benjamin quanto Machado percebem a arte como mutável, sofrendo influência direta da sua época. Por outro lado, Machado expõe e exmplifica as possibilidades das artes visuais mais recentes (o cinema mais especificamente) enquanto que Benjamin as enxerga com um certo pessimismo, compreensível pela época na qual escreveu sua obra. Foram citados também alguns conceitos da obra O que é arte, de Jorge Coli que ajudaram a elucidar o tema central proposto para esta reunião.

2. Reencaminhamento da leitura de O mal estar na civilização, de Sigmund Freud e encaminhamento de uma análise da emissão televisiva Hoje é dia de Maria, dirigida por Luiz Fernando de Carvalho e veiculada na Rede Globo em 2005.

3. Para o próximo encontro, assumimos a incumbência de fazer a leitura completa da obra O mal estar na civilização, de Sigmund Freud, e não de fragmentos, como havia se acordado anteriormente além de uma nova análise da bibliografia vista nesta reunião.

PRÓXIMO ENCONTRO: 26/06, às 14h, em local ainda a definir

Um comentário:

  1. Isso mesmo Joel. Objetivo e direto. Vamos ver o que sai da próxima discussão que promete render. Vejam que não precisamos definir o que é dos limties da arte e/ou não. É imporante no entanto que façamos essa discussõa porque depois precisamos ter parâmetros para falar de como tudo isso se oepra no jornalismo.
    E aproveitando o ensejo, parabéns ao Pedro pela seleção dos filmes.
    Bons exemplos. Podemos retomá-los na sexta.

    P.S.: A propósito, nosso encontro será no Mestrado em Letras. Na mesma sala e horário.

    ResponderExcluir