terça-feira, 18 de outubro de 2011

Diálogos com Zygmunt Bauman

Por meio de uma amiga, tivesse acesso à uma entrevista com o principal sociólogo em atividade e certamente um dos mais importantes pensadores da contemporaneidade, Zymunt Bauman. Talvez o conteúdo da conversa não se encaixe exatamente em nossa fase da pesquisa, mas, como já discutimos algumas ideias de Bauman, por meio também de Lúcia Santaella, acredito que deva, no mínimo, nos fazer refletir e, quem sabe, suscitar novos debates.

Antes, acrescento um breve relato de como o vídeo foi feito e por quem - o conteúdo completo pode ser encontrado no site da CPFL Cultura:
http://www.cpflcultura.com.br/site/2011/08/16/dialogos-com-zygmunt-bauman/.

No último dia 23 de julho, sábado, uma equipe conjunta da CPFL Cultura e do Seminário Fronteiras do Pensamento foi recebida pelo professor Zygmunt Bauman, em sua casa, na cidade de Leeds, Inglaterra. O objetivo era gravar um depoimento para nosso site e para os assinantes do Fronteiras do Pensamento, edição 2011, que conta com parceria da CPFL Energia e de seu programa cultural, a CPFL Cultura. .


Zygmunt Bauman é uma das principais referências conceituais da CPFL Cultura, desde a criação do nosso programa cultural em 2003. Bauman nos alertou, principalmente, para a urgência da reinvenção dos laços humanos. Entendemos, com ele, que as identidades tradicionais se dissolveram na efemeridade afetiva da modernidade líquida. Orientados pela refinada visão de Bauman sobre a fluidez dos laços humanos, dos conceitos e dos saberes na contemporaneidade, definimos que nosso Café Filosófico CPFL assumiria o desafio de pensar as novas identidades e as novas formas de saber. Contar com a participação direta de Zygmunt Bauman em nosso programa é uma conquista que, com muito prazer, partilhamos com nossos internautas a partir de agora..


http://vimeo.com/27702137

Nenhum comentário:

Postar um comentário